1- O que é tosse?
A tosse é um dos sintomas mais comuns de doenças respiratórias. Sua principal característica é a expulsão de ar dos pulmões, que acompanha uma sensação de opressão na garganta e no peito.
Ela também pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, cansaço, febre, coriza, congestão nasal, dor de garganta ou garganta inflamada.
2- Quando procurar um pneumologista e o que ele faz?
O médico especialista em tosse é o Pneumologista.
Dr Fabricio Sanches é pneumologista em Brasília – DF especialista em tosse e atende no Instituto Sanches Saúde Cardiopulmonar. Além disso, é médico pneumologista responsável pelos pacientes internados com doenças pulmonares no Hospital Santa Lúcia Sul – DF.
Dr Fabricio Sanches é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui especializações em Clínica Médica pela Universidade de Brasília (UnB), Pneumologia pela Escola Superior de Ciências da Saúde de Brasília (ESCS), além de certificação em Função Pulmonar Avançada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
3- Tempo de duração
A tosse pode ser classificada de acordo com seu tempo de duração:
- Aguda (dura menos de 3 semanas);
- Subaguda (dura entre 3 e 8 semanas);
- Crônica (persistente por mais de 8 semanas).
Cada tipo de tosse também pode ter características específicas, como ser uma tosse seca ou uma tosse produtiva (acompanhada de muco).
O médico especialista em tosse o Pneumologista.
Dr Fabricio Sanches é pneumologista em Brasília DF especialista em tosse.
4- Tipos de tosse
Tosse aguda
É frequentemente acompanhada por outros sintomas respiratórios, como congestão e corrimento nasal, espirros, dor de garganta, tosse produtiva ou tosse seca.
As principais causas de tosse aguda incluem:
- Infecções respiratórias virais, tais como o resfriado, gripe, virose, bronquite e bronquiolite.
- Pneumonia.
- Alergias
- Exposição a partículas irritantes do meio ambiente. Ex: fumaça, poeira, mofo, pólen etc
- Irritantes químicos
- Broncoaspiração de líquidos ou alimentos (corpos estranhos)
- Embolia pulmonar
A tosse do resfriado comum costuma ser autolimitada e durar até duas semanas, apesar de eventualmente ser mais prolongada. No caso do gripe, outros sintomas costumam vir associados: pigarro, irritação na garganta inflamada e congestão nasal.
A pneumonia tem tosse relacionada ao grau de comprometimento pulmonar. A duração está diretamente relacionada ao diagnóstico, uso de antibiótico e possíveis complicações, como derrame pleural e abscesso pulmonar.
Alergia e exposição a partículas irritantes do meio ambiente causam tosse com duração variada, mas o principal neste caso é retirar exposição ao fator causador.
Tosse secundária à aspiração de alimentos e líquidos costuma ser autolimitada, entretanto, a depender da quantidade aspirada e do tempo de exposição à essa aspiração, outras medidas podem ser necessárias, tal como broncoscopia ou mesmo avaliação de via alternativa de alimentação como a gastrostomia e jejunostomia.
Embolia pulmonar costuma ser um quadro mais agudo e dramático, tendo em vista que é uma obstrução por um trombo dentro da artéria pulmonar, o que impede o fluxo sanguíneo adequado para o pulmão. Tosse costuma estar presente em casos associados a infarto pulmonar. Embolia pulmonar é uma emergência médica e pode ser fatal.
Tosse crônica
A tosse crônica é um sintoma comum a várias doenças respiratórias, tais como:
- Asma
- Bronquite crônica
- Tabagismo / doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) / enfisema pulmonar
- Fibrose pulmonar
- Doença do refluxo gastroesofágico e gastrite
- Câncer de pulmão
- Uso de alguns remédios para controle de pressão alta como um grupo chamado de IECA
Tosse crônica pode ser acompanhada por outros sintomas como falta de ar, chiado e produção de muco.
O tratamento geralmente inclui medicamentos para aliviar a inflamação e ajudar a controlar a tosse, mas o principal é tratar a doença de base que está causando o sintoma.
As medidas de autocuidado, como melhorar a postura, evitar inalação de irritantes, manter-se hidratado e realizar exercícios respiratórios, também podem ajudar a aliviar os sintomas.
5- Complicações possíveis em caso de tosse mal tratada
- Lesões nos músculos e articulações do tórax causando dor no peito e dor nas costas;
- Lesão no próprio pulmão como pneumotórax;
- Lesão de laringe;
- Arritmia cardíaca;
- Desmaio;
- Dor de cabeça;
- Lesão na coluna cervical;
- Incontinência urinária;
- Constrangimento social.
6- Sinais de alerta
Envolvem manifestações clínicas associadas à tosse que podem ser consequências de doenças mais graves, incapacitantes ou letais.
Envolvem:
- Falta de ar;
- Tosse com sangue;
- Perda de peso não intencional;
- Febre com duração superior a uma semana;
- Exposição à tuberculose;
- Fatores de risco para contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV, como atividades sexuais desprotegidas ou uso de drogas injetáveis ou sua infecção já instalada;
- Uso de corticóide ou de outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico.
Mais do que prescrever remédio para tosse, o pneumologista pode identificar problemas de saúde mais graves, diagnosticar a causa da tosse e orientar o tratamento mais adequado.
O uso de antibiótico para pneumonia exigem prescrição médica. Além disso, em caso de tosse persistente, podem ser indicados terapias adjuvantes, como é o caso dos antitussígenos, xarope para tosse, cujo objetivo é dar mais conforto ao paciente que está tossindo por longos períodos.
Portanto, procurar um pneumologista para obter um diagnóstico e tratamento adequados é essencial.