1- Pneumologista: o que faz esse médico?
O pneumologista é o médico especialista em doenças respiratórias, as quais possuem estruturas como traqueia, pulmão, brônquios e pleura no seu âmbito de atuação. Algumas das funções do pneumologista são:
- Diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas à respiração.
- Aconselhamento sobre mudanças no estilo de vida, tal como parar de fumar.
- Orientação sobre quais atividades físicas são permitidas para cada tipo de doença pulmonar.
- Ajudar os pacientes a identificar e evitar alérgenos específicos que possam estar afetando sua saúde respiratória.
2- Pneumologista em Brasilia
Dr Fabricio Sanches é pneumologista em Brasília – DF e atende em consultório médico próprio. Além disso, é médico pneumologista responsável pelos pacientes internados com doenças pulmonares no Hospital Santa Lúcia Sul – DF.
Dr Fabricio Sanches é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui especializações em Clínica Médica pela Universidade de Brasília (UnB), Pneumologia pela Escola Superior de Ciências da Saúde de Brasília (ESCS), além de certificação em Função Pulmonar Avançada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Dentre as doenças que trata, destacam-se:
- Pneumonia
- Asma / Bronquite / Rinite
- Enfisema pulmonar / Tabagismo / DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Nódulo pulmonar
- Covid
- Apneia do sono
- Derrame pleural
- Pré operatório / laudo e risco para cirurgia bariátrica
- Fibrose pulmonar
3- Quando devo procurar um pneumologista?
O pneumologista deve ser procurado na presença dos seguintes sintomas:
Tosse persistente: se você tem tosse persistente por mais de duas semanas, pode ser um sinal de uma condição respiratória subjacente que precisa ser avaliada por um pneumologista.
1- Falta de ar: corresponde a dificuldade para respirar ou incapacidade de conseguir respirar profundamente. Essa condição pode ser leve e temporária, como durante o exercício intenso, ou pode ser um sintoma de uma condição de saúde mais grave, tais como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), pneumonia, embolia pulmonar e ansiedade, por exemplo.
2- Rouquidão: pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso pode ser causada por uma infecção respiratória, inflamação das cordas vocais ou uso excessivo da voz. No segundo caso, ao persistir por mais 3 semanas, pode ser um sinal de condições subjacentes, como refluxo gastroesofágico, doenças da tireoide ou câncer de laringe.
3- Apneia do sono e ronco: Os sintomas da apneia do sono incluem pausas respiratórias durante o sono, sensação de falta de ar durante a noite, cansaço ou sonolência excessiva durante o dia, dor de cabeça ao acordar, dificuldade de concentração e perda de memória. Pode ser causa, inclusive, de hipertensão arterial.
4- Sibilo: é o chiado no peito, uma condição frequente a várias doenças pulmonares. Corresponde ao estreitamento dos brônquios dificultado a passagem de ar culminando com barulho similar ao miado de um gato.
5- Saturação baixa: Inicialmente é necessário diferenciar urgências médicas de causas crônicas. As primeiras exigem ida ao pronto socorro imediatamente. O segundo caso pode ser decorrente de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) avançado, asma grave ou doenças cardíacas por exemplo.
6- Histórico familiar de doenças respiratórias: se você tem um histórico familiar de doenças respiratórias, como asma ou câncer de pulmão, pode ser apropriado procurar um pneumologista para avaliação e orientação sobre prevenção e rastreamento.
Além disso, o pneumologista deve ser buscado para realização de espirometria.
4- O que é espirometria?
A espirometria, também chamada de prova de função pulmonar, é um exame que pode ajudar a diagnosticar e monitorar diversas doenças pulmonares.
De simples execução, indolor, não invasivo e geralmente realizado no consultório médico, a espirometria é realizada rapidamente e geralmente leva apenas alguns minutos para ser concluído.
Antes do exame, o paciente deve evitar comer uma refeição pesada, fazer exercícios físicos intensos ou usar medicamentos broncodilatadores nas horas que antecedem o teste, mesmo que faça uso regular da medicação.
Durante o exame de espirometria o paciente é orientado a inspirar profundamente e soprar o mais rápido e forte possível em um dispositivo chamado espirômetro. O espirômetro mede a quantidade de ar que o paciente é capaz de expirar em um determinado período de tempo, bem como a rapidez com que o ar é expirado.
Após este primeiro momento, o paciente é convidado a repetir as manobras respiratórias após inalar um broncodilatador de rápida ação.
O objetivo desta repetição é avaliar se houve melhora ou normalização dos fluxos e volumes pulmonares. É importante notar que o uso deste broncodilatador durante o exame de espirometria é geralmente seguro e bem tolerado pelos pacientes.
No entanto, como qualquer medicamento, o broncodilatador pode ter efeitos colaterais. Os principais são:
- Tremores nas mãos
- Taquicardia
- Cãibras
- Boca seca
Com as informações fornecidas pela prova de função pulmonar, o médico pode avaliar se o paciente tem alguma obstrução nas vias aéreas, seu tipo e gravidade.
O teste também pode ser usado para monitorar a progressão de determinada doença e avaliar a eficácia do tratamento. Se você tiver sintomas respiratórios, como tosse crônica, falta de ar ou chiado no peito, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer uma espirometria.
Este exame pode ajudar a identificar problemas de saúde pulmonar precocemente e permitir que você comece o tratamento o mais cedo possível.
O médico responsável pela espirometria é o Pneumologista.
Dr Fabricio Sanches é pneumologista em Brasília – DF e possui certificação em Função Pulmonar Avançada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia, estando habilitado a laudar espirometria.
Para descobrir se seu pneumologista é certificado e credenciado para cuidar da sua saúde respiratória, basta procurar por sua habilitação no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) cujo link se encontra abaixo.
Se você apresenta alguns dos sintomas apresentados ao longo deste texto, consulte com Dr Fabricio Sanches para avaliar a sua saúde respiratória.